O que fazer quando o seu inquilino abandona o imóvel?
- roseborgesadvogada
- 2 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2021

O inquilino abandona o imóvel, vai embora e desaparece sem aviso, e não entrega as chaves.
O que fazer nesse caso?
A primeira medida que nós orientamos tomar, é ir até uma Delegacia de Polícia e lavrar o Boletim de Ocorrência, se possível juntamente com 02 testemunhas, para preservação de direitos.
Mas você pode estar me perguntando? Eu posso entrar no imóvel e trocar as chaves? Não, não pode! Tal atitude configura exercício arbitrário das próprias razões e ainda, invasão de domicílio.
Você deve procurar um advogado especialista em direito imobiliário e este vai entrar com uma ação de despejo para oficializar aquela saída, comprovando o abandono, e assim o Juiz vai conceder a “imissão na posse” liminarmente e só então, o proprietário poderá entrar e retomar o seu imóvel.
Se houver objetos pessoais e móveis do inquilino, o advogado vai pedir ao Juiz que envie um oficial de justiça para retirar tais bens e depositá-los em um depósito judicial. Caso a Comarca não tenha um depósito, o locador poderá pedir ao Juiz que os bens sejam vendidos e após, adjudicados para o abatimento no valor da dívida.
O inquilino responderá pelo abandono, bem como por eventuais aluguéis que estiverem em aberto até que a ação judicial se encerre e você obtenha o pronunciamento judicial de extinção da relação locatícia
Gostou dessa dica?
Saiba mais em www.roseborgesadvogados.com.br




Comentários