Documentos que garantem a segurança jurídica na compra e venda de imóveis: o que você precisa saber.
- roseborgesadvogada
- 30 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Dicas para comprar ou vender um imóvel com segurança jurídica: documentos que você precisa conferir.
- Certidão de propriedade do imóvel: este documento mostra quem é o verdadeiro dono do imóvel e se ele tem alguma restrição para a venda, como penhora, hipoteca ou inalienabilidade. Você pode obter esse documento no Registro de Imóveis da cidade ou região onde o imóvel está localizado.
- Certidão negativa de tributos municipais do imóvel: este documento comprova que o imóvel não tem dívidas de IPTU, taxas ou multas com a prefeitura. Você pode retirar esse documento no site da prefeitura com os dados de inscrição da propriedade.
- Documentos pessoais do vendedor: você deve verificar a identidade, o CPF e o estado civil do vendedor, para saber se ele tem capacidade legal para vender o imóvel e se precisa da autorização do cônjuge.
- Certidões negativas: Você também deve pedir as certidões negativas de protestos, de débitos federais, estaduais e municipais, e de ações judiciais (cíveis, criminais, trabalhistas e fiscais) do vendedor, para garantir que ele não tem pendências que possam comprometer a venda.
- Planta do imóvel: este documento mostra as medidas e a distribuição dos cômodos do imóvel, e serve para verificar se ele está de acordo com o projeto aprovado pela prefeitura e pelo condomínio.
- Habite-se: este documento é emitido pela prefeitura e atesta que o imóvel está pronto para ser habitado, seguindo as normas de construção e segurança.
- Convenção de condomínio e ata de assembleia: se o imóvel for em um condomínio, você deve solicitar esses documentos para conhecer as regras, os direitos e os deveres dos moradores, bem como a situação financeira e administrativa do condomínio.
Esses são alguns dos documentos que você deve conferir antes de comprar um imóvel, mas pode haver outros, dependendo do tipo de imóvel, do vendedor e da forma de pagamento.
Por isso, é recomendável contar com a orientação de um especialista, como um(a) advogado(a) para evitar problemas futuros.
Rose Borges. Advogada especializada em Direito Imobiliário. Membro efetivo da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB São Paulo/SP; Presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Condominial da OAB Alfenas/MG.
Comments